Atividade industrial da zona do euro cai para 46,4 em novembro

Atividade industrial da zona do euro cai para 46,4 em novembro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

O Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) para a atividade industrial da zona do euro ficou em 46,4 em novembro, em linha com a expectativa de analistas e com a primeira estimativa que havia sido divulgada para o mês. É o pior nível em 28 meses. Em outubro, o PMI da região havia ficado em 47,1. Todo número abaixo de 50 aponta para contração da atividade, e em todos os países pesquisados na região o PMI ficou aquém dessa marca, segundo divulgação da Markit Economics. Na Alemanha cedeu de 49,1 em outubro para 47,9 em novembro; na França, passou de 48,5 para 47,3 e na Itália aumentou de 43,3 para 44,0.

"A produção e as novas encomendas do setor industrial da zona do euro contraíram-se ao nível mais rápido em cerca de dois anos e meio em novembro", afirma o comunicado da Markit.

"A queda substancial de novas encomendas refletiu a demanda mais fraca tanto doméstica quanto dos mercados de exportação. Houve relatos ligando o volume mais baixo de novas encomendas à deterioração da perspectiva econômica global, à diminuição dos estoques dos clientes e à incerteza no mercado financeiro."

O economista-chefe da Markit, Chris Williamson, apontou que a pesquisa é consistente com uma queda trimestral de 2% da produção industrial. "A indústria está novamente reduzindo seu número de empregados, em linha com as vendas mais baixas e com a perspectiva econômica mais sombria. A incerteza com o ambiente de negócios claramente cresceu com a piora da crise da dívida da região", afirmou ele.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições