MENU

Banco Central Europeu terá mais de espaço para reduzir os juros

Inflação da zona do euro atinge mínima em 15 meses

Atualizado: Quinta-feira, 31 Maio de 2012 as 8:21

A inflação da zona do euro desacelerou mais do que o esperado e atingiu em maio o menor nível em mais de um ano, dando ao Banco Central Europeu um pouco mais de espaço para reduzir a taxa de juros visando a retomar o crescimento econômico no continente.


A inflação ao consumidor nos 17 países que usam o euro caiu para 2,4% em maio na comparação anual, ante 2,6% em abril, informou a agência de estatísticas da UE, Eurostat, nesta quinta-feira.


Foi o menor nível desde fevereiro de 2011, embora ainda acima da meta de médio prazo do BCE de cerca de, mas abaixo, de 2%.


O BCE se reúne na próxima quinta-feira para decidir a taxa de juros e a maioria dos economistas prevê que a taxa permanecerá inalterada até o final de 2013, embora uma crescente minoria veja uma redução antes do final deste ano.
A Espanha, sofrendo com problemas em seu sistema bancário e regiões altamente endividadas, pediu que o BCE retome seu programa de compras de títulos para ganhar mais tempo, mas até agora os pedidos não foram atendidos.

veja também