Banco Central prevê reajuste maior na conta de luz

Banco Central prevê reajuste maior na conta de luz

Fonte: Globo.comAtualizado: quinta-feira, 5 de junho de 2014 às 13:28
Conta de Luz terá aumento
Conta de Luz terá aumento

conta de luzAs contas de luz devem sofrer um reajuste maior este ano, mas a telefonia fixa deve ter redução, segundo estimativa do Banco Central. Os dados constam da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, divulgada nesta quinta-feira (5). Na reunião, o Copom manteve os juros estáveis em 11% ao ano na semana passada, interrompendo, assim, um ciclo de alta que durou 13 meses.

Segundo o BC, sua estimativa para o reajuste das tarifas de eletricidade em 2014 subiu de 9,5%, no início do mês de abril, para 11,5%. Para a telefonia fixa, porém, a previsão divulgada é de um recuo de 4,2% neste ano. No começo de abril, o BC estimava que a telefonia teria "estabilidade" no preço neste ano.

"Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, projeta-se variação de 5% em 2014, mesmo valor considerado na reunião do Copom de abril. Essa projeção considera variações ocorridas, até abril, nos preços da gasolina (1,8%) e do gás de bujão (0,5%)", acrescentou a autoridade monetária. Para 2015, a previsão para os preços administrados também é de 5% de alta.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições