BC do Japão mantém juro baixo e cria linha especial pós-terremoto

BC do Japão mantém juro baixo e cria linha especial pós-terremoto

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

O Banco do Japão (BOJ) anunciou nesta quinta-feira (7) que vai oferecer 1 trilhão de ienes (US$ 11,7 bilhões) em empréstimos baratos para incentivar as instituições financeiras nas áreas afetadas pelo terremoto e tsunami de 11 de março. Com isso, o governo japonês espera que as entidades no noroeste do país desempenhem um papel importante no trabalho de reconstrução.

“A economia japonesa está sob forte pressão de baixa, principalmente do lado da produção, por causa de efeitos do desastre do terremoto”, comentou o presidente do BOJ, Masaaki Shirakawa.

No novo programa de empréstimos terá financiamento de um ano a juro de 0,1% para as instituições da região do terremoto.

O banco decidiu, ainda, manter a taxa de juro entre zero e 0,1%, por unanimidade, e conservar seu fundo de compra de ativos. Reviu para baixo ainda sua avaliação da economia em razão das incertezas e avisou estar pronto para afrouxar a política monetária, se necessário, para lidar com crise nuclear e outros problemas no setor de energia.

Nesta quarta-feira (6), a autoridade monetária disse que comprou 137,9 bilhões de ienes de bônus corporativos, sua terceira compra desse tipo de papel desde o relaxamento da política monetária em outubro de 2010.

*Com informações da Reuters e do Valor Online

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições