Bolsas asiáticas fecham em queda diante de problemas na Europa

Bolsas asiáticas fecham em queda diante de problemas na Europa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:21

A maioria dos mercados acionários da Ásia encerrou mais uma jornada em baixa, prolongando a trajetória registrada no dia anterior, ainda sob efeito das inquietações com a situação política na Grécia e Itália e dos problemas da dívida na zona do euro. As oscilações dos papéis de empresas do setor imobiliário, financeiro e de tecnologia tiveram acompanhamento de perto dos investidores nesta terça-feira.   Em Tóquio, o Nikkei 225 caiu 1,27%, para 8.655,51 pontos. O Hang Seng, de Hong Kong, terminou praticamente estável, com recuo de 0,02%, aos 19.674,18 pontos. Em Seul, o Kospi fechou com decréscimo de 0,83%, aos 1.903,14 pontos. O Shanghai Composite, de Xangai, cedeu 0,24%, aos 2.503,84 pontos. Exceção, a bolsa de Sydney teve valorização, de 0,48%, somando 4.293,80 pontos.

A expectativa é de que hoje seja conhecido o nome do novo primeiro-ministro grego depois de acordo dos partidos políticos do país para formar um governo sem George Papandreou, que concordou deixar o cargo de premiê. O mais cotado para ocupar a posição é Lucas Papademos ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE).

A terça-feira também é importante para o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que enfrenta hoje uma votação no Parlamento sobre o plano orçamentário do ano passado. O desfecho disso deve mostrar se Berlusconi perdeu maioria parlamentar para ficar no poder e implementar as medidas de austeridade necessárias a fim de ajustar as finanças públicas. Em um regime parlamentarista, se o governo perde a maioria no Parlamento, perde a capacidade de governar.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições