Bolsas asiáticas sobem com busca por ativos de risco e iene cai

Bolsas asiáticas sobem com busca por ativos de risco e iene cai

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:47

As bolsas de valores asiáticas fecharam em alta e o iene se desvalorizou nesta quarta-feira (13), com investidores buscando oportunidades para apostar em ativos de maior risco após a forte queda do petróleo na véspera.

  O petróleo subiu depois de cair cerca de 3%, com o mercado voltando-se a preocupações sobre o fornecimento na Líbia e a demanda futura nos Estados Unidos. O recuo dos preços de commodities causou redução na exposição a ativos como ações de mercados emergentes e moedas que registraram fortes ganhos recentemente, como o dólar australiano.

O iene chegou a cair mais de 0,6% ante o dólar e o euro.

O índice da região Ásia-Pacífico exceto o Japão subia 1,06% às 7h45 (horário de Brasília), puxado por ações de companhias tecnológicas.

Em Tóquio, o índice Nikkei fechou em alta de 0,9%. As ações da Tokyo Electric dispararam após a notícia de que a dívida vinda da crise nuclear do Japão pode ser limitada. Outras companhias de serviços básicos perderam, pois podem ter de arcar com os gastos.

"Eu acho que os mercados, no momento, estão apenas pausando para realizar um pouco de lucro e avaliar coisas sobre o iene", disse David Forrester, estrategista de câmbio do Barclays Capital em Cingapura.

"Nós temos de lembrar que, nas últimas duas semanas, tivemos uma grande procura por carry-trades financiados em ienes", afirmou.

O índice de Seul subiu 1,56%. Em Hong Kong, o mercado avançou 0,66%, e a bolsa de Taiwan ganhou 0,55%, enquanto o índice referencial de Xangai se valorizou 0,96%. Cingapura encerrou em alta de 1,09%, e Sydney fechou com ganho de 0,25%.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições