Bolsas da Ásia fecham em baixa pela 2a semana seguida

Bolsas da Ásia fecham em baixa pela 2a semana seguida

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

HONG KONG - A maior parte das bolsas de valores asiáticas fechou em alta nesta sexta-feira, mas os mercados tiveram a segunda semana consecutiva de queda, com a volatilidade das commodities deixando investidores cautelosos.

Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,7 por cento, liderando os declínios, pressionado pela queda dos bancos. Um porta-voz do governo japonês disse que pode ter de aliviar os encargos financeiros da Tokyo Electric Power após o desastre natural de março.

Sumitomo Mitsui Financial Group (SMFG), Mizuho e MUFG perderam entre 2,5 e 3 por cento após os comentários do secretário-chefe de gabinete do Japão, Yukio Edano.

Embora commodities como o cobre, a prata e o milho tenham se estabilizado após certa volatilidade, operadores evitavam fazer grandes apostas antes do fim de semana. Também preocupam as fortes depreciações sofridas pelos mercados de recursos naturais na semana passada e a última rodada de aperto monetário na China, que elevou o depósito compulsório dos bancos em 0,50 ponto percentual na quinta-feira.

O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,59 por cento. Na semana, a queda acumulada é de 0,50 por cento.

O won sul-coreano tinha uma das maiores desvalorizações da Ásia após a decisão inesperada de Seul manter o juro básico, gerando uma onda de compras de dólares.

O índice de Seul caiu 0,12 por cento. Em Hong Kong, o mercado subiu 0,88 por cento e a bolsa de Taiwan recuou 0,30 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,95 por cento. Cingapura encerrou em alta de 1,06 por cento e Sydney avançou 0,32 por cento.

(Por Saikat Chatterjee)  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições