Bolsas da Ásia recuam por temor de default grego

Bolsas da Ásia recuam por temor de default grego

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

A maioria das principais bolsas de valores asiáticas fechou em queda nesta terça-feira (4), com investidores fugindo de ativos mais arriscados por dúvidas crescentes sobre a capacidade da Grécia em evitar uma moratória de dívida, alimentando temores de uma crise financeira e uma recessão econômica global.

"Os investidores estão reduzindo sua exposição a risco pois os riscos mais extremos - como o default grego - estão mais perto que eles esperavam", disse Jung Sang-jin, gestor de fundos da Dongbu Asset Management.   O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 2,69%, pouco acima da mínima em 16 meses atingida em setembro. O MSCI caiu 3,6% na segunda-feira e está 30% abaixo da máxima de 2011, alcançada em abril.

Enquanto isso, o índice MSCI das ações globais operava no menor patamar desde julho de 2010.

Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 1,05%, para o menor nível dos últimos seis meses, com uma onda de vendas em commodities e o setor financeiro pressionado pelos problemas da Grécia.

A bolsa da Coreia do Sul suspendeu temporariamente as vendas programadas em seu índice referencial no começo do pregão devido aos declínios drásticos nos índices futuros. O índice fechou em baixa de 3,59%.

Fundos estatais de Taiwan foram vistos entrando no mercado local para comprar ações de gigantes como a Taiwan Semiconductor Manufacturing, maior fabricante de chips por contrato do mundo, ajudando a bolsa a anular as perdas e encerrar em alta de 0,48%.

O mercado tombou 3,40% em Hong Kong. Cingapura retrocedeu 3,45% e Sydney fechou com desvalorização de 0,64%.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições