MENU

Bolsas da Ásia têm alta limitada por cautela com reunião da UE

Bolsas da Ásia têm alta limitada por cautela com reunião da UE

Atualizado: Quarta-feira, 26 Outubro de 2011 as 10:17

 As bolsas de valores asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira (26), mas tiveram os ganhos limitados por preocupações crescentes de que o resultado de uma importante reunião de líderes europeus fique abaixo das expectativas para conter a crise de dívida da zona do euro.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão chegou a recuar 0,9%, mas passou a operar quase estável. O MSCI bateu o maior patamar desde meados de setembro no pregão anterior, com alta de cerca de 16% desde as mínimas atingidas em outubro.

"O sentimento do mercado não saiu de aversão a risco para apetite por risco apesar dos ganhos recentes, com investidores agora observando se a Europa pode realmente apresentar um pacote abrangente anticrise", disse Hirokazu Yuihama, estrategista da Daiwa Capital Markets.

Espera-se que os líderes da União Europeia adotem um plano para reduzir a dívida da Grécia, recapitalizar os bancos europeus e fortalecer o fundo de resgate da zona do euro, de modo a impedir o contágio no mercado de bônus.

Em Tóquio, o índice Nikkei reduziu as perdas para fechar em leve baixa de 0,16%. A alta do iene para a máxima recorde contra o dólar na terça-feira alimentou preocupações sobre o dano da moeda forte aos resultados empresariais japoneses.

O índice de Seul encerrou em alta de 0,30%. O mercado avançou 0,52% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan ganhou 0,60%, enquanto o índice referencial de Xangai subiu 0,74%. Cingapura subiu 0,33% e Sydney fechou com valorização de 0,35%.          

veja também