Bovespa opera em baixa por Petrobras e cautela no exterior

Mercado aguarda estímulos na China e novas pesquisas eleitorais. A Bovespa fechou em queda na sexta-feira (19).

Fonte: Globo.comAtualizado: segunda-feira, 22 de setembro de 2014 às 17:09

A Bovespa opera em queda nesta segunda-feira (22), com o mercado temeroso de que mais estímulos à economia chinesa possam não ocorrer e, no cenário doméstico, avaliando sinais de uma corrida eleitoral mais acirrada que o previsto no início do mês.

Às 13h20, o Ibovespa recuava 2,81%, aos 56.166 pontos. As ações do Banco do Brasil estão em queda desde o início dos negócios, de mais de 5%. Demais estatais como Eletrobras e Petrobras também registram queda. Veja cotação.

Ao G1, o analista-chefe da Walpires Corretora, Leandro Martins, explicou que a queda das estatais se deve à correção dos lucros e à expectativa das próximas pesquisas eleitorais.

"O mercado teme que não haja troca de poder e há boatos de que as próximas pesquisas indiquem que isso possa acontecer. Essa expectativa afeta o mercado e impacta diretamente as ações das estatais", afirma Martins.

A Bovespa fechou em queda na sexta-feira (19). O Ibovespa caiu 1%, aos 57.788 pontos. Na semana, o índice acumulou alta de 1,51%, mas no mês ainda perde 5,71%. Em 2014, a bolsa avança 12,19%.

O ministro das Finanças da China, Lou Jiwei, afirmou no fim de semana que o país não vai alterar dramaticamente sua política econômica por causa de um único indicador econômico, frustrando as expectativas no mercado de novos estímulos econômicos.

Os investidores aguardam agora a divulgação do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar da indústria chinesa nesta noite, e temem que o dado possa mostrar perda de força.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições