Bovespa opera em queda no último pregão de novembro

Bovespa opera em queda no último pregão de novembro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) registrava queda no último dia de negócios de novembro, na continuação do movimento visto desde quinta-feira passada. Perto das 14h, o Ibovespa cedia 0,28%, para 67.717 pontos.

Na véspera, o Ibovespa apresentou decréscimo de 0,47%, aos 67.908 pontos. O giro financeiro atingiu R$ 5,2 bilhões. No acumulado de novembro, o índice já perde 3,91%, na maior queda para o período desde maio (-6,64%).

Nesta jornada, enquanto aguardam indicadores da economia americana, investidores seguem tensos em relação ao ambiente europeu.

O mercado permanece atento ao desenrolar da crise fiscal europeia e à situação de países como Portugal, Espanha e Itália, mesmo depois do socorro financeiro de 85 bilhões de euros oficializado à Irlanda.

Nesta terça-feira, a agência de estatísticas europeia Eurostat ainda revelou que a inflação anual da zona do euro deve se situar em 1,9% em novembro. Se confirmada a estimativa, a taxa vai coincidir com a de outubro, de 1,9%.

Nos Estados Unidos, a agenda reserva os dados de confiança do consumidor calculados pelo Conference Board, o índice de gerentes de compras de Chicago e o preço das moradias, medido pela S&P/Case Shiller.

Na bolsas asiáticas , o dia foi negativo para a maior parte do mercado, diante dos receios em relação à crise na Europa e às possíveis medidas adicionais chinesas para conter a inflação.

No Japão , os negócios também foram impactados pelos dados que apontam aumento no desemprego no país. De acordo com o governo japonês, a taxa de desemprego subiu de 5%, em setembro, para 5,1%, em outubro.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições