Bovespa opera em queda pelo 4º pregão seguido

Bovespa opera em queda pelo 4º pregão seguido

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:59

Após três quedas consecutivas, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) segue operando com desvalorização nesta segunda-feira (24). Às 11h50, o Ibovespa recuava 0,42%, para 68.841 pontos.

Na sexta-feira passada, o Ibovespa caiu 0,62%, aos 69.133 pontos, com giro de R$ 5,534 bilhões. Na última semana, a bolsa brasileira perdeu 2,55% e, no ano, passou a registrar baixa, de 0,25%.

Em Wall Street, no último pregão, o índice Dow Jones subiu 0,41% e o S&P-500 ganhou 0,24%, enquanto o Nasdaq recuou 0,55%.

Em uma semana que se inicia esvaziada de indicadores americanos, a falta de direção prevalece sobre os mercados acionários mundiais. ira perdeu 2,55% e, no ano, passou a registrar baixa, de 0,25%.

Nesta segunda-feira, no cenário europeu, pesquisa da empresa Markit Economics revelou que o índice composto de produção da zona do euro, que reúne os índices de produção manufatureira e de atividade de serviços, subiu para 56,3 pontos em janeiro, após ficar em 55,5 pontos no último mês de 2010. Foi a melhor leitura nos últimos seis meses, segundo pesquisa da empresa Markit Economics.

A instituição ainda mostrou que a economia da Alemanha está dando sinais de expansão neste início de ano, conforme dados preliminares. Os indicadores que medem a atividade econômica no país registram crescimento em quase todos os pontos avaliados.

O destaque ficou por conta do setor de serviços, que cresceu no maior ritmo desde junho de 2006. O Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor avançou de 59,2 pontos, em dezembro, para 60 pontos, neste mês.

No cenário corporativo internacional, dando continuidade à temporada de balanços, os investidores analisam ao longo do dia os resultados trimestrais de empresas como American Express, Halliburton, Kimberly-Clark, McDonald's, Texas Instruments e Philips.

Cenário doméstico

Por aqui, pela terceira vez neste ano, o Banco Central (BC) realiza um leilão de swap cambial reverso, que poderá movimentar até US$ 1 bilhão.

Amanhã será feriado na cidade de São Paulo, o que deixa a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e o mercado de juros futuros brasileiro fechados.

Pela manhã, as principais bolsas europeias operavam de lado, enquanto os índices futuros do mercado americano estavam estáveis.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições