Bovespa opera em queda pelo quarto dia seguido

Bovespa opera em queda pelo quarto dia seguido

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

Após a sequência de três pregões negativos, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a operar em queda nesta terça-feira (22). Às 13h29, o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, caía 0,18%, aos 56.180 pontos.

Na véspera, o Ibovespa caiu 0,79%, aos 56.284 pontos. O volume financeiro foi elevado, de R$ 11,547 bilhões, por conta do vencimento de opções sobre ações, que movimentou o recorde para o ano de R$ 4,86 bilhões. Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones cedeu 2,11%, aos 11.547 pontos; o S&P 500 recuou 1,86%, aos 1.192 pontos; e o Nasdaq teve baixa de 1,92%, aos 2.523 pontos

O mercado inicia esta sessão de olho na cena política. Na segunda-feira à noite, o comitê parlamentar responsável por tentar reduzir o déficit orçamentário dos Estados Unidos confirmou que não conseguiu chegar a um acordo sobre os cortes necessários. O impasse deve provocar reduções obrigatoriamente nos gastos com atividades militares e programas sociais a partir de 2013.

Apesar da má notícia, as agências de classificação de risco Moody's e Standard & Poor's (S&P) tranquilizaram os investidores de certa forma, ao avisarem que não vão rebaixar o rating dos Estados Unidos após o fracasso das negociações.

Na cena europeia, depois de um dia pontuado pelas preocupações com um eventual corte da nota francesa, os agentes começam os negócios atentos ao mercado de dívida espanhola.

Os custos de financiamento do país dispararam em leilão de títulos da dívida de curto prazo, no primeiro teste da confiança do investidor após os conservadores da oposição vencerem eleições gerais realizadas no domingo.

O Tesouro vendeu 2,98 bilhões de euros em títulos de três e seis meses. A taxa de juro média nos papéis de três meses alcançou 5,1%, contra os 2,3% registrados em leilão realizado em 25 de outubro. De toda forma, a demanda superou quase três vezes a oferta na colocação de títulos de três meses e quase cinco vezes na de papéis de seis meses.

E na agenda do dia, o foco recai sobre a divulgação da ata referente à última reunião do Comitê Federal de Política Monetária (Fomc, na sigla em inglês), realizada no início do mês. Destaque ainda para a nova revisão do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos relativa ao terceiro trimestre e para o índice de atividade industrial de novembro da unidade de Richmond do Fed.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições