MENU

Bovespa tem valorização nesta quinta-feira

Bovespa tem valorização nesta quinta-feira

Atualizado: Quinta-feira, 1 Dezembro de 2011 as 2:26

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta nesta quinta-feira (1º). Às 13h05, o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, subia 2,34%, aos 58.204 pontos.

O mercado brasileiro reagia com otimismo ao anúncio de medidas de estímulo econômico anunciadas pelo governo, o que a fazia descolar do fraco desempenho das praças internacionais. Nesta quinta-feira, preocupado com a desaceleração da economia brasileira em meio à crise financeira internacional, o governo anunciou um pacote de medidas para estimular os empréstimos dos bancos para a população e, consequentemente, aumentar o consumo das famílias.

Entre as medidas, o governo decidiu reduzir o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os produtos da linha branca, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar. Essa medida já havia sido tomada, em 2008, na primeira etapa da crise financeira e, posteriormente, foi revertida.

Outra medida é a manutenção do tributo sobre o pão em zero até o final do próximo ano. Sem a prorrogação desta medida, a isenção terminaria no fim deste ano. O PIS e Cofins sobre massas (macarrão, por exemplo), está caindo de 9,25% para zero até junho de 2012.

Para o sócio-diretor da AZ Investimentos, Ricardo Zeno, essas medidas podem ajudar a bolsa, mas de forma limitada. "A notícia é positiva, mas a tendência é que (o Ibovespa) se acomode. Depois da alta acentuada de quarta, pode ter realização em alguns ativos, mas nada forte", afirmou.

Na véspera, o Ibovespa fechou em alta de 2,85%, aos 56.874 pontos. O volume financeiro atingiu R$ 9,77 bilhões.      

veja também