Brasil e Argentina eliminam dólar de transações comerciais entre os dois países

Brasil e Argentina eliminam dólar de transações comerciais entre os dois países

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Brasil e Argentina eliminam dólar de transações comerciais entre os dois países

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou hoje, dia 8 de setembro, que o acordo entre o Banco Central do Brasil e o Banco Central da Argentina para uso de moedas locais em transações comercias vai entrar em vigor no dia 6 de outubro, em caráter experimental.

O acordo foi assinado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Segundo o ministro, a transação em moedas locais vai facilitar o comércio entre os países e possibilitar que empresas de menor porte possam entrar no comércio bilateral.

"[Esse acordo vai ] Valorizar as moedas locais porque até agora tínhamos uma moeda intermediária [dólar ], agora não precisamos dessa moeda intermediária. Isso caminha no longo prazo em direção a uma moeda local, que acho que o Mercoaul deveria ter. É um primeiro passo", explicou.

Mantega acredita que o acordo pode ser estendido para os outros países do bloco. "Tendo dado esse primeiro passo, é possível fazer para os demais países", disse. De acordo com o ministro da Fazenda, o comércio entre o Brasil e a Argentina movimenta US$ 25 bilhões, e o país vizinho é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

Durante solenidade no Palácio do Planalto, eles também assinaram acordos em outras áreas. Um deles diz respeito à construção de um satélite conjunto para observação costeira e oceânica. Outros prevêem a construção de uma empresa binacional de enriquecimento de urânio e o início dos estudos para construção da hidrelétrica de Garabi, no Rio Uruguai (fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai).

Também foram estabelecidas parcerias que irão viabilizar estudos para construção de novas pontes sobre o Rio Uruguai. Brasil e Argentina também querem promover a integração ferroviária e a cooperação na área de defesa e biofármacos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições