Brasil pode ser exportador de petróleo com pré-sal, avalia Dilma

Brasil pode ser exportador de petróleo com pré-sal, avalia Dilma

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rouseff, confirmou ontem, dia 13 de agosto, que o governo planeja alterar a Lei do Petróleo. Durante a cerimônia de sorteio de municípios a serem fiscalizados, exclusivamente, quanto à aplicação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Dilma destacou que o recurso do pré-sal possibilita que o Brasil deixe de ser importador de petróleo para se tornar um país que "seguramente" pode se tornar um exportador do óleo e com um "posicionamento diferenciado" no mundo.

"Não somos um país qualquer. Temos todo um processo já em andamento de industrialização da economia brasileira que pode vir a permitir que o Brasil seja também um grande país na área de indústria naval, dos equipamentos e da produção de bens e materiais, que serão utilizados pela própria indústria petroleira, química e petroquímica."

Ela avaliou que a exploração do óleo abaixo da camada de pré-sal representa uma importante conquista da inteligência do país e que deve ser considerada "uma diretriz estratégica fundamental".

"Isso define fundamentalmente o princípio que vai nortear o governo no uso do petróleo: tomar todas as medidas para transformar esse grande recurso do pré-sal em uma fonte que vai permitir aos brasileiros melhorias e que vai permitir que nós avancemos", afirmou Dilma Rouseff. De acordo com a ministra, a 'maldição do petróleo' - que indica que os países que possuem petróleo, geralmente, se apresentam como pouco industrializados - não "afetará" o país.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições