Brasileiros terão Natal com juros mais baixos dos últimos 15 anos

Brasileiros terão Natal com juros mais baixos dos últimos 15 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Segundo o chefe adjunto do Departamento Econômico do Banco Central, Túlio Maciel, a expectativa é que, neste Natal, os consumidores paguem as menores taxas de juros da série histórica do BC, iniciada em 1994.

Dados preliminares de novembro - até o dia 13 - apontam uma queda na taxa de juros geral de 0,6 ponto percentual em relação a outubro, quando ficou em 35% ao ano. Segundo a Agência Brasil, Maciel disse que ''o aumento dos juros registrado em outubro é um ponto fora da curva, uma alta pontual, esporádica''.

Considerando apenas a pessoa física, a taxa de juros de novembro caiu 0,8 ponto percentual, passando para 43,4% ao ano. Para pessoa jurídica, o recuo foi de 0,3 ponto percentual, fechando em 26,1%.

Spread menor

Maciel atribui a alta de outubro ao aumento do custo de captação dos bancos. Porém, a expectativa para novembro e dezembro é que a inadimplência diminua, reduzindo também o spread bancário (diferença entre a taxa cobrada pelo banco paga a seus investidores e a taxa cobrada dos clientes quando fazem empréstimos), o que, por consequência, fará cair as taxas de juros para a pessoa física.

''Mesmo com a redução de juros nos próximos meses, os consumidores devem sempre ter cautela na hora de se endividarem'', disse Maciel. ''Mas a decisão de pegar ou não um empréstimo é pessoal''.

Também medido até o dia 13, o spread geral de novembro apresenta redução de 0,7 ponto percentual, atingindo 25,3 pontos. Para a pessoa física, a queda é de 0,9 ponto percentual e, para pessoa jurídica, a redução está em 0,5 p.p..

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições