Comitê aumenta projeção para reajuste do preço da energia elétrica em 2008

Comitê aumenta projeção para reajuste do preço da energia elétrica em 2008

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reajustou a projeção para o aumento do preço da eletricidade no acumulado de 2008, de 0,1% para 1,1%. A informação consta da ata da reunião do comitê, divulgada nesta quinta-feira, 12 de junho.

No caso das projeções para o ajuste nos preços da gasolina e do gás de botijão, o comitê mantém a expectativa de que não haverá aumento, apesar da elevação de 10% no preço da gasolina e de 15% no óleo diesel nas refinarias. O comitê não considera que haverá aumento dos preços porque houve redução da alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis.

Quanto ao petróleo, o comitê lembra que houve aumento considerável e que continua "altamente volátil". "Esse comportamento reflete mudanças estruturais no mercado energético mundial, as quais têm impedido a recuperação dos níveis de estoques tradicionalmente observados, além de tensões geopolíticas recorrentes".

Apesar de não prever aumento de preços no mercado doméstico da gasolina neste ano, o comitê ressaltou que "a elevação consistente dos preços internacionais do petróleo se transmite à economia doméstica tanto por meio de cadeias produtivas, como a petroquímica, quanto pela deterioração que termina produzindo nas expectativas de inflação dos agentes econômicos".

O Copom também manteve a projeção de reajuste da tarifa de telefonia fixa em 3,5%, assim como para o conjunto de preços administrados para o acumulado de 2008, em 4%. Esse conjunto de preços correspondeu a 30,09% do total do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições