Confiança da indústria fica estável em novembro, diz FGV

Confiança da indústria fica estável em novembro, diz FGV

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) mostrou estabilidade em novembro, após permanecer dez meses em queda, segundo informou nesta quarta-feira (30) a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em uma escala até 200 pontos, o ICI manteve-se em 100,7 pontos de outubro para novembro. Mesmo com a estabilidade, esta pontuação se posiciona abaixo da média desde 2003 (103,9 pontos), e reflete nível ainda baixo de confiança por parte do empresário industrial em relação ao rumo dos negócios, conforme informou a FGV, por meio de nota.

A estabilidade do ICI foi alcançada pela combinação de avaliações menos favoráveis em relação ao momento atual e de expectativas um pouco mais favoráveis para os meses seguintes. Nos dois sub-indicadores componentes do ICI, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,5% em novembro, contra queda de 0,9% em outubro. Já o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,5% em novembro, em comparação com a taxa positiva de 0,2% em outubro.

Pelos resultados preliminares, o ICI manteve-se em 100,7 pontos em novembro, 3,2 pontos abaixo da média histórica desde 2003 e ainda no menor nível desde agosto de 2009 (100,2). Para a prévia, foram consultadas 801 empresas, cerca de dois terços da amostra total da pesquisa. O universo total da pesquisa abrange 1.219 empresas informantes, pesquisadas entre os dias 3 e 29 deste mês.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições