Confiança de serviços tem queda em março, mostra FGV

Confiança de serviços tem queda em março, mostra FGV

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:49

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da Fundação Getulio Vargas teve recuo de 1,9% em março, na comparação com o mês anterior, passando de 133,9 para 131,3 pontos, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (5). Em fevereiro, índice havia registradao avanço de 4,5%.

A volatilidade é justificada, segundo a FGV, aos movimentos observados no Índice da Situação Atual (ISA-S). O índice variou de -12,2% em janeiro; 6,3% em fevereiro e - 4% em março. Essa queda foi mais intensa que a observada no mesmo período do ano anterior, de -2,2%.

Quanto ao índice relativo às expectativas, foi registrada leve redução, de 0,3%. Mesmo assim, de acordo com a FGV, o indicador ainda está em nível de elevado, de 147,2 pontos. No entanto, "o IE-S está agora 5,8 pontos abaixo do nível de março de 2010, resultado que pode sinalizar alguma desaceleração do nível de atividade ao longo dos próximos meses, ao menos na comparação com o forte ritmo verificado pelo setor de serviços no mesmo período de 2010", disse a fundação, por meio de nota.

O item que exerceu maior impacto negativo sobre o ISA-S foi o nível de demanda atual, ao registrar recuo de 4,8% em relação a fevereiro. Das 2.241 empresas consultadas, 23,8% avaliam a demanda atual como forte, e 15,5%, como fraca. Em fevereiro, estas parcelas haviam sido de 25,9% e 12,1%, respectivamente.

Perspectivas

A proporção de empresas que projetam aumento da demanda pelos seus serviços passou de 50,3% para 52,4%. Já as que indicam redução enquanto aquelas que sinalizam redução, foi de 4,5% para 4,9%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições