MENU

Construção civil registra índices positivos pela 1ª vez no ano

Construção civil registra índices positivos pela 1ª vez no ano

Atualizado: Quarta-feira, 29 Junho de 2011 as 4:13

A indústria da construção civil cresceu pela primeira vez no ano e registrou 53,1 pontos em maio, segundo pesquisa feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Os indicadores variam de zero a cem e valores acima de 50 pontos mostram crescimento, atividade acima do usual ou expectativa positiva.

Apesar do crescimento em maio, a atividade da construção civil ficou abaixo do verificado no mesmo período do ano passado, quando esse indicador assinalou 55,8 pontos.

De acordo com a CNI, o aumento foi puxado pelas grandes empresas do setor que marcaram 58 pontos. Já as médias empresas registraram 51,2 pontos e as pequenas, 50,1 pontos.

Outro índice que também apresentou expansão no mês passado foi o do número de empregados na construção civil. Esse indicador registrou 52,6 pontos. Em abril, esse indicador registrou 49,9 pontos.

Para o economista da CNI, Danilo Garcia, esse crescimento da construção civil deve ser visto com moderação.

"Não dá para afirmar que a mudança para o crescimento é permanente. Temos de aguardar os próximos indicadores para verificar se há realmente uma tendência positiva', declarou.

A sondagem também indicou que os empresários do setor estão mais otimistas. Segundo os dados, em relação ao nível de atividade, o indicador atingiu 63 pontos. As expectativas sobre novos empreendimentos e serviços registraram 62 pontos. O indicador de compras de insumos e matérias-primas marcou 62,2 pontos e o de número de empregados, 61,8 pontos.

A pesquisa foi realizada entre 31 de maio e 15 de junho com 424 empresas, das quais 210 são pequenas, 164 médias e 50 grandes.

veja também