Copom vê consolidação de tendência de recuperação da economia global

Copom vê consolidação de tendência de recuperação da economia global

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informou nesta quinta-feira (27), por meio da ata de seu último encontro, que, nos últimos 45 dias, pôde ser observada uma "certa tendência de consolidação da recuperação da economia global, principalmente da economia americana".

De acordo com a análise da autoridade monetária, a demanda doméstica (procura por produtos e serviços) dos Estados Unidos mostra "algum dinamismo, em especial no consumo das famílias".

Segundo o Banco Central, os indicadores desagregados por países sugerem aceleração do ritmo de crescimento nos Estados Unidos e na França, e expectativa de crescimento continuado nos demais países do G7, exceto no Japão.

"As perspectivas para a Zona do Euro, em particular, mostram-se bastante assimétricas, pois persistem dúvidas quanto à solvência de algumas economias periféricas, ao mesmo tempo em que o ritmo da expansão continua forte na Alemanha", acrescentou o BC.

Mercados internacionais

O Copom avaliou ainda que, nos mercados internacionais, a volatilidade (oscilações de preços de ativos) e a aversão ao risco (busca por investimentos mais seguros) permaneceram elevadas desde o início de dezembro, em parte alimentadas pelos "extraordinários níveis de liquidez global" (abundância de recursos).

"Nesse contexto, mantiveram-se altas as preocupações com dívidas soberanas de países e de bancos europeus e com a possibilidade de desaceleração na China, ao mesmo tempo em que aumentou a confiança na sustentabilidade da recuperação da economia americana", informou o Banco Central.

Por: Alexandro Martello

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições