Crédito ao consumidor 'sofrerá pouco' com crise, diz Serasa

Crédito ao consumidor 'sofrerá pouco' com crise, diz Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor registrou queda de 0,2% em agosto, atingindo o patamar de 101,0. Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (3), essa foi a primeira queda após sete meses consecutivos de variações mensais positivas ou estáveis.   Apesar do recuo em agosto, o indicador ainda permanece acima do nível 100, sinalizando que o crédito ao consumidor deverá continuar crescendo ao longo dos próximos meses, ainda que em uma rtimo menos acelerado do que o observado em 2010, "devendo ser pouco afetado pelo agravamento da crise financeira mundial", disse a Serasa, por meio de nota.

"As perspectivas de normalização, a partir do final deste ano, das altas dos níveis de inadimplemento das pessoas físicas e a inauguração de um novo ciclo de relaxamento monetário (redução da taxa Selic), contribuirão para manter em rota de crescimento sustentável o ritmo de concessões de crédito aos consumidores", informam os economistas da Serasa Experian.

Para empresas

Nesta segunda, a Serasa ainda divulgou o Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas. O recuo do índice foi de 0,4% em agosto - a nona queda mensal consecutiva, atingindo o valor de 99,4. "A atual trajetória de queda do indicador sinaliza que o processo de desaceleração das concessões de crédito às empresas ainda predominará no curto prazo."

De acordo com os economistas da Serasa, o cenário de crescimento mais moderado da economia, o enfraquecimento das economias mundiais seguirão exercendo impacto negativo sobre a procura por crédito pelas empresa, que deverá crescer em ritmo mais lento nos próximos meses.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições