Custo da construção acelera em outubro, e sobe 0,20%, aponta FGV

Custo da construção acelera em outubro, e sobe 0,20%, aponta FGV

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:23

 O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M) registrou, em outubro, aumento de 0,20%, resultado acima do registrado no mês anterior, quando avançou 0,14%. No ano, o índice acumula alta de 6,68% e, nos últimos 12 meses, a taxa registrada é de 7,70%, aponta a Fundação Getulio Vargas (FGV), que apura o índice.

O indicador relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou crescimento de 0,25% em outubro, após avanço de 0,27% no mês anterior. Em igual intervalo, o índice referente a mão de obra registrou aumento de 0,16%, após alta de 0,01%.

No grupo materiais, equipamentos e serviços, o índice correspondente a materiais e equipamentos registrou aumento de 0,23%, mesma taxa apurada no mês anterior. Os quatro subgrupos componentes, em igual intervalo de comparação, apresentaram os seguintes movimentos: materiais para estrutura foi de alta de 0,21% para avanço de 0,28%, materiais para instalação passou de queda de 0,19% para recuo de 0,20%, materiais para acabamento foi de alta de 0,55% para crescimento de 0,23% e equipamentos para transporte de pessoas passou de avanço de 0,21% para alta de 0,59%.

A parcela relativa a serviços foi de crescimento de 0,42% em setembro para aumento de 0,34% em outubro. Neste grupo, a FGV destaca a desaceleração do subgrupo serviços técnicos, cuja taxa passou de alta de 0,71% para avanço de 0,50%. Já o grupo mão de obra registrou aumento de 0,16% em outubro, após avanço de 0,01% em setembro.

Quatro capitais tiveram aceleração dos custos da construção: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em sentido oposto, Salvador, Recife e São Paulo tiveram desaceleração.

O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições