Desemprego na zona do euro é de 10% em dezembro, diz Eurostat

Desemprego na zona do euro é de 10% em dezembro, diz Eurostat

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

A taxa de desemprego na zona do euro ficou em 10% pelo segundo mês consecutivo em dezembro, apesar da maior queda no número de desempregados em 33 meses, informou nesta terça-feira (1º) a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Nos meses anteriores, as taxas mais altas foram registradas nos estados membros no centro da crise da dívida da zona do euro, tais como Espanha e Irlanda.

Economistas esperavam que a taxa de desemprego ficasse inalterada em relação ao dado original de novembro, de 10,1% - a maior em 12 anos e meio. A taxa de desemprego de novembro, no entanto, foi revisada para 10% e se segue à taxa de 10,1% de outubro. Nos quatro meses anteriores, a taxa foi de 10%.

A Eurostat informou ainda que o número de desempregados na zona do euro caiu 73 mil entre novembro e dezembro, o maior recuo desde março de 2008, mas apenas o equivalente a 0,46% do total de pessoas sem emprego. Em dezembro, o número de desempregados na zona do euro somou 15,8 milhões, 178 mil a mais do que em dezembro de 2009 e mais que as populações combinadas da Áustria e da Irlanda.

A taxa de desemprego alta da zona do euro, que subiu do patamar de 7,2% no início de 2008, sugere que uma recuperação acentuada da demanda do consumidor é improvável. A taxa se compara com o desemprego de 9,4% nos EUA em dezembro e de 4,9% no Japão.

Alemanha

O mercado de trabalho da Alemanha se recuperou em janeiro, depois de se enfraquecer em dezembro, segundo pesquisa do Escritório Federal do Trabalho. O número de pessoas desempregadas diminuiu 13 mil, com ajustes sazonais, ante o aumento de 1 mil em dado revisado de dezembro.

Com isso, a taxa de desemprego ajustada da Alemanha caiu de 7,5% em dezembro para 7,4% em janeiro. Essa é a menor taxa desde que os registros dessa medida começaram a ser feitos, em 1999, segundo um representante do Escritório Federal do Trabalho. O resultado foi melhor que o esperado. Economistas previam queda de 9 mil no número de desempregados e taxa de desemprego ajustada de 7,5%.

No entanto, em base não ajustada, o desemprego geralmente aumenta durante os meses de inverno no país, já que boa parte dos trabalhos externos não pode ser feita em razão da neve e do frio. Diante disso, a taxa de desemprego não ajustada subiu , de 7,2% em dezembro para 7,9% em janeiro.

Um total de 3,347 milhões de pessoas estavam sem emprego em janeiro, em comparação com 3,016 milhões em dezembro. Esse é o menor número de desempregados para um mês de janeiro desde 1992, quando 3,219 milhões de pessoas não tinham trabalho. As informações são da Dow Jones.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições