"Dinossauros" substituem boias-frias no Rio de Janeiro

"Dinossauros" substituem boias-frias no Rio de Janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

Ailton Santos dorme há vinte e cinco minutos sob a sombra de um ônibus. A sensação térmica, agravada pela ausência total de ventos, beira os cinquenta graus.

O sol indica que passa um pouco de meio-dia. No canavial da fazenda Boa Vista, em Campos dos Goytacazes, norte fluminense, não há outra sombra que não seja aquela.

O homem de 43 anos, que aparenta pelo menos uma década a mais, desperta com o barulho da máquina fotográfica. Perguntado sobre o que estava sonhando, Ailton se apresenta e diz: “Aqui a gente não sonha, não.

É só pesadelo mesmo”.

Um dos pesadelos atuais de quem se sustenta diretamente do trabalho nos canaviais no Rio de Janeiro é a chegada de uma máquina apelidada de “dinossauro” (por ser imensa, com mais de dez metros de altura) ou, no nome técnico, colheitadeira mecânica. O artigo 27 da Lei 4.771/65 do Código Florestal obriga o fim das queimadas “nas florestas e demais formas de vegetação”, mas não é clara em relação ao fim da prática em atividades “agropastoris”. Cada estado tem adotado medidas para se adequar.

A lei estadual 5.990/11-RJ prevê uma redução gradativa das queimadas até 2020, quando deve ser extinto o uso completo do fogo. Sem queimadas, a colheita em grande escala só é possível com uso de máquinas.

É aí que o pesadelo de Ailton Santos fica maior porque os ruralistas estão sendo obrigados a investir em colheitadeiras modernas. Uma das mais antigas atividades agrícolas do País corre o risco de desaparecer em alguns anos em todo o território nacional. Mas no Estado do Rio ainda há cerca de dez mil pessoas vivendo da produção de cana, segundo cálculos do Sindicato Rural do Norte Fluminense.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições