Diretoria do Banco Mundial elege Jim Yong Kim como presidente do órgão

Diretoria do Banco Mundial elege Jim Yong Kim

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

Os diretores executivos do Banco Mundial decidiram, nesta segunda-feira (16), escolher o norte-americano Jim Yong Kim como novo presiente da instituição, em substituição a Robert Zoellick, que deixa o cargo no final de junho. Yong Kim deverá comandar o Bird por cinco anos, a partir de 1º de julho.

"O Conselho expressou sua profunda gratidão pela liderança de Robert Zoellick e sua dedicação à redução da pobreza nos países membros", afirma o Bird em nota.

De acordo com o banco, os diretores executivos seguiram o novo processo de seleção determinado em 2011, por meio do qual, pela primeira vez na história do Bird, houve várias indicações ao cargo. "Esse processo incluiu uma indicação aberta, em que cidadãos de qualquer dos países membros do banco puderam ser apresentados por qualquer diretor executivo".

Nascido em Seul, na Coreia do Sul, mas criado nos Estados Unidos, Yong Kim é atualmente presidente da universidade de Darthmouth. Indicado à presidência do Bird pelo governo dos Estados Unidos, ele disputou o posto com a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala – que recebeu o apoio do Brasil – e o colombiano José Antonio Ocampo. Ocampo, no entanto, renunciou à candidatura na última sexta-feira.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições