Economia deve ter desaceleração mais forte no 2º semestre, diz Serasa

Economia deve ter desaceleração mais forte no 2º semestre, diz Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:37

A economia brasileira deverá registrar desaquecimento mais intenso no segundo semestre, segundo aponta indicador da Serasa Experian que antevê os movimentos cíclicos da atividade econômica. O índice recuou 0,1% em abril, na comparação com o mês passado, atingindo o valor de 100. "As quedas marginais dos últimos meses (o indicador acumula variação negativa de 0,2% desde outubro/2010) revelam que o processo de desaquecimento da economia mostra-se bastante gradual e vai continuar assim", disse a Serasa, por meio de nota divulgada nesta sexta-feira (24).

Na avaliação dos economistas da Serasa, as medidas macroprudenciais adotadas pelo governo federal desde o fim do ano passado, assim como a implementação dos cortes orçamentários, serão responsáveis por dar "moderação" ao ritmo de crescimento econômico a partir do segundo trimestre.

Perspectivas

Ainda que esteja prevista desaceleração da atividade econômica, a economia seguirá evoluindo "próximo ao potencial". No entanto, como prevê a Serasa, ficará aquém do que seria ideal para atingir a meta de inflação proposta pelo Banco Central. "Neste sentido, permanecem elevadas as chances de elevação adicional da taxa básica de juros por parte da autoridade monetária", afirmou.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições