MENU

Economia preocupa, e bolsas europeias fecham em queda

Economia preocupa, e bolsas europeias fecham em queda

Atualizado: Segunda-feira, 19 Setembro de 2011 as 2:52

O principal índice das ações europeias fechou em queda nesta segunda-feira (19), interrompendo os ganhos da semana passada, devido a preocupações de que os formuladores de política monetária não consigam definir um plano concreto para amenizar a crise de dívida da zona do euro.

O mercado também foi pressionado por temores de que a Grécia não receba a próxima parcela de um pacote de ajuda.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em queda de 2,14%, a 917 pontos.   Os ministros de Finanças da Europa não conseguiram gerar respostas para resolver a crise de dívida da região, enquanto uma derrota de conservadores alemães numa eleição regional intensificou temores com a falta de unidade entre as autoridades europeias.

"Os investidores estão esperando as autoridades mostrarem a saída, mas eles não estão fazendo isso até agora" afirmou o estrategista da Standard Life Investments, Richard Batty. "Essa é uma preocupação chave."

O índice de bancos STOXX Europe 600 caiu 3,52%, figurando entre os de pior desempenho, devido ao receio com o aprofundamento da crise de dívida da região e por crescentes preocupações de que o setor possa ser golpeado por uma redução nos financiamentos.

Os papéis dos bancos franceses Société Générale e BNP Paribas, ambos com exposição à dívida na periferia da zona do euro, recuaram mais de 5%, pior desempenho do índice CAC.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 2,03%, a 5.259 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 2,83%, para 5.415 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 3,0%, a 2.940 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 3,17%, para 14.086 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 retrocedeu 1,98%, a 8.222 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 2,21%, para 6.011 pontos.          

veja também