1- O momento é de cautela, não de desespero
Seja cauteloso, controle sua ansiedade e não se desespere em momento algum. Essa crise vai passar e quanto mais você for sereno e trabalhar, mais rápido ela terminará para você.
2- O momento é de realismo e não de pessimismo
Uma coisa é ser realista, outra é ser pessimista. Quanto mais criativo você for, mais alternativas terá para minimizar a crise em seu negócio. Lembre-se de que muitas oportunidades continuarão existindo e você, dependendo da avaliação, poderá aproveitá-las.
3- Reforce sua área de vendas
Lembre-se de que se uma empresa tem vendas, todo o resto é mais fácil de resolver. Portanto, em 2009, superdimensione sua força de vendas, fidelizando os atuais clientes e atraindo novos parceiros.
4- Reduza custos fixos
Custos são como a unha e precisam ser cortados todos os dias, principalmente nos momentos de crise. Reavalie seu orçamento, controle melhor todas as despesas e corte/reduza todos os itens que não sejam essenciais. Lembre-se de que você vai precisar ter custos baixos para disputar um mercado muito oncorrido.
5- Continue investindo em marketing
Neste momento, quando a maioria das empresas corta verbas de marketing, minha recomendação é que você reavalie o benefício/custo de todas as alternativas de comunicação e não só mantenha, como até mesmo aumente estes investimentos. As vendas adicionais é que custearão estes valores.
6- Compartilhe a crise com a sua equipe
Não tente resolver tudo sozinho. Reúna todos os seus principais colaboradores e converse com eles sobre as ameaças e oportunidades. Solicite sugestões para aumentar receitas e reduzir despesas.
7- Reduza estoques desnecessários
Neste momento em que o custo financeiro está mais elevado e o crédito ainda mais escasso, possuir estoques elevados é totalmente incoerente. Avalie seu fluxo de negócios e reduza os seus estoques (matéria prima, material secundário, material de expediente, produto acabado etc) para patamares mais adequados.
8- Busque mercados inexplorados ou pouco explorados
Existem ainda em nosso Estado, no Brasil e mesmo em todo o mundo, muitos mercados potenciais que podemos considerar inexplorados ou ainda pouco explorados. Converse com sua equipe e, usando e abusando da criatividade, procure atingir estes mercados.
9- Reavalie seu fluxo de caixa
Essa crise enxugou o crédito no mundo inteiro e por isso as organizações precisam ter um fluxo de caixa ainda mais detalhado e preciso. Adote ações para antecipar a entrada de receitas e postergar o pagamento das despesas. Não tenha receio de procurar seus fornecedores e negociar novos prazos.
10- Evite concentrar seus negóvios em poucos clientes
É muito perigoso concentrar a sobrevivência do nosso negócio em uma ou mesmo meia dúzia de clientes. Procure ampliar a sua clientela, o mais rápido possível.
11- Repensem seus investimentos
Apesar do momento ser de cautela, é normal ficarmos receosos na hora de efetuar novos investimentos. Porém, as boas oportunidades continuam existindo e, se você ficar passivo e pessimista, poderá perder ótimos negócios. A sugestão é que você pesquise, obtenha bastante informações e faça suas continhas. Se o negócio for bom, não tenha receio de concretizá-lo.
12- Evite a demissão de funcionários
Algumas empresas, quando falam em reduzir custos, pensam equivocadamente em demitir funcionários. Muitas vezes isso é um erro. Lembre-se de que, atualmente, é muito difícil formar uma boa equipe, que os custos de demissão são altamente elevados e o grupo, como um todo, fica preocupado e desmotivado. Demissão de funcionários só em último caso.
13- Reduza, se necessário, sua margem de lucro
Essa crise, a exemplo de muitas que já enfrentamos, vai passar. O mais difícil será o ano de 2009, principalmente o 1º semestre e, por isso, não tenha medo de trabalhar com margens de lucro pequenas ou mínimas. Lembre-se de que, nestes primeiros meses do ano, o mais importante é manter a estrutura para permitir a retomada do crescimento quando a crise for embora.
Lucas Izoton
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições