Fiesp projeta crescimento de 2,6% do PIB em 2012

Fiesp projeta crescimento de 2,6% do PIB em 2012

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo ( Fiesp ) divulgou nesta terça-feira (13) sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012. Segundo o presidente da entidade, Paulo Skaf, a economia brasileira deve crescer 2,6% no próximo ano. A indústria de transformação deverá apresentar aceleração de 1,5% em relação aos prováveis 0,9% deste ano. Os cálculos são do Departamento de Pesquisas Econômicas da federação.

"A gente poderia ter tido resultados muitos melhores em 2011. A crise ainda não nos atingiu, mas nossa economia já esfriou. A previsão da Fiesp para o PIB de 2011 é de 2,8%", declarou Skaf. Na avaliação do presidente da Fiesp, foi errado ter subido a taxa básica de juros no primeiro semestre. "O governo brasileiro esfriou a economia com juros altos, redução no crédito, por ter medo do crescimento", repetiu.

Skaf diz acreditar que a situação do câmbio no Brasil é "irreal", o que roubaria a competitividade dos produtos brasileiros. "O poder de compra do brasileiro cresceu, mas quem capturou esse avanço foram os produtos importados. Muitas vezes a empresa sente que é mais fácil importar do que produzir".

A guerra dos portos foi lembrada por Skaf como um dos principais fatores que tira a competitividade dos produtos nacionais, com excesso de benefícios fiscais no desembarque de importados.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições