Fitch rebaixa nota de crédito da Irlanda de A para BBB+

Fitch rebaixa nota de crédito da Irlanda de A para BBB+

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

A Fitch tornou-se nesta quinta-feira (9) a primeira agência de classificação de risco a tirar a nota de crédito A da Irlanda, reduzindo-a em três pontos, para BBB+, após o pedido de resgate do endividado país.

A Fitch disse que embora a Irlanda tenha conseguido uma segurança relativa dos 85 bilhões de euros em fundos de emergência da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), os custos fiscais para reestruturar e ajudar seus bancos levaram ao corte de rating.

"A escala e o ritmo de deterioração das finanças públicas, o contingente continuado de riscos fiscais e macrofinanceiros emanando do setor bancário significam que o perfil de crédito soberano da Irlanda não é mais consistente com o rating de alto grau de investimento", disse a Fitch em comunicado.

A perspectiva dada pela agência ao rating é estável. A Moody's e a S&P mantêm a Irlanda em Aa2 e A, respectivamente, mas ambas colocaram a nota do país em revisão para possível rebaixamento.

Grécia

A Moody's disse mês passado que um rebaixamento de vários graus é o resultado mais provável de uma revisão que deve ser concluída até o início de janeiro. Mas a agência afirmou que a Irlanda ainda ficará na categoria de grau de investimento.

O rating irlandês ainda está acima de BBB- – um passo acima do grau especulativo ("junk") –, nota dada pela Fitch à Grécia, outra nação socorrida da zona do euro.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições