África do Sul aposta na força de sua moeda na Copa do Mundo

África do Sul aposta na força de sua moeda na Copa do Mundo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

Desembarque em Windhoek, capital da Namíbia, e imediatamente o repórter se dirige a uma casa de câmbio do aeroporto. Tenta trocar o rand sul-africano pelo dólar namibiano.

''Não é necessário, qualquer estabelecimento da Namíbia aceita o rand. A relação entre as moedas é sempre um para um '', explica a funcionária.

No Lesoto, na Suazilândia e no Zimbábue é assim também. O Zimbábue, aliás, nem moeda tem depois que a hiperinflação obrigou o governo a aposentar o dólar zimbabuano. O rand é a moeda informal que circula mais do que a moeda oficial destes países. Símbolo da influência que a África do Sul exerce na parte sul do continente. Tamanha força faz os sul-africanos apostarem no rand como moeda oficial da Copa do Mundo. Nada de dólar ou euro: no comércio local, o que vale é a nota sul-africana.

Dentro da África do Sul, o rand é hegemônico. Existe desde 1961 como única moeda do país e se mantém estável. Nos últimos 12 meses, teve pequena variação em relação ao dólar, de 7,3 em dezembro a 7,97 em junho passado. Em geral cada real vale pouco mais de 4 rands.

O charme são as estampas de animais em suas notas. Há cinco valores disponíveis: 10, 20, 50, 100 e 200. Cada uma delas traz um dos ''Big Five'', os cinco animais da África mais difíceis de serem capturados pelo homem. Todos habitam as savanas sul-africanas, um orgulho para o país.

A nota de 10 rands traz o rinoceronte, a de 20 é do elefante, a de 50 é do leão, a de 100 é do búfalo e a de 200, naturalmente a mais difícil de ser encontrada, é estampada pelo leopardo, também o mais difícil de ser visto em um safári por causa de sua velocidade.

Já as moedas se dividem em 8 valores: 1 centavo, 5 centavos, 10 centavos, 20 centavos, 50 centavos, 1 rand, 2 rands e 5 rands. Mas é difícil achar algo que custe menos de 1 rand em qualquer prateleira.

Os estabelecimentos sul-africanos só aceitam o rand, nada de dólar ou euro. Mas fazer a troca é simples e seguro, basta ir a casas de câmbio (muitas espalhadas por aeroportos) ou mesmo a bancos. Mas para trocar o rand por uma moeda estrangeira na África do Sul é preciso apresentar passagem aérea comprovando que você fará uma viagem internacional. As leis não permitem adquirir dólar, por exemplo, se você não for deixar o país.

Também não adianta usar o real para receber rands, as casas de câmbio não aceitam a moeda brasileira. Se você for para a África do Sul é preciso chegar ao país com dólar, euro ou libra, por exemplo, para trocá-los por rand.

Por Rafael Pirrho

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições