GM tem lucro acima da previsão de Wall Street

GM tem lucro acima da previsão de Wall Street

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

 A General Motors teve um lucro trimestral acima das expectativas, à medida que ganhou participação de mercado na América do Norte e em mercados asiáticos, mas desistiu da meta de atingir o equilíbrio na Europa no fechado do ano por causa das condições cada vez piores na região.

Executivos da GM ressaltaram que a montadora trabalhou para aumentar as margens de lucro.

'A GM entregou um trimestre sólido (...) mão sólido não é bom o suficientemente, mesmo em uma economia global difícil', disse o presidente-executivo Dan Akerson em comunicado.

Akerson acrescentou que a GM ainda precisa melhorar as margens de lucro, que foram de 6 por cento no terceiro trimestre, abaixo dos 6,7 por cento de um ano antes.

A GM se livrou da falência em 2009 depois de um resgate de 52 bilhões de dólares com dinheiro público. O Tesouro norte-americano tem 32 por cento das ações ordinárias.

Após o perigo de falência, Akerson e outros executivos disseram que a companhia cortou custos suficientes para ficar à prova de recessão e se manter sozinha mesmo em caso de um fraco mercado automotivo. Eles repetidamente apontaram a grande 'balança de pagamentos' da companhia.

Na quarta-feira, a GM disse prever que o lucro ajustado antes de juros e impostos do quarto trimestre será similar ao do mesmo trimestre do ano passado.

No entanto, a companhia voltou atrás na meta para o fechado do ano na Europa, explicando que não mais espera atingir o equilíbrio no continente antes de restruturar seus custos por causa da piora das condições na região, apesar de ter atingido este nível nos nove primeiros meses.

Na segunda-feira, a GM tinha anunciado que substituiria os altos executivos na Europa.

'Obviamente temos desafios macroeconômicos para enfrentar', disse o vice-presidente financeiro Dan Ammann.

A GM teve no terceiro trimestre lucro líquido de 1,7 bilhão de dólares, ou 1,03 dólar por ação. Analistas esperavam 0,96 dólar por ação, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

Entretanto, o resultado está abaixo dos 2 bilhões de dólares, ou 1,20 dólar por ação, de um ano antes.

A receita subiu para 36,7 bilhões de dólares, ante 34,1 bilhões de dólares um ano antes. O montante está em linha com as previstas de analistas.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições