Governo ainda avalia redução da adição de etanol à gasolina

Governo ainda avalia redução da adição de etanol à gasolina

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta-feira (15) que o governo ainda está avaliando se vale a pena reduzir a mistura de etanol anidro na gasolina, atualmente no patamar de 25%, para aumentar a oferta de etanol hidratado no mercado.

"Estamos estudando isso constantemente e acreditamos que poderá ser feito antes do término da safra", afirmou Lobão. Em seguida, frisou: "Veja bem, (eu) não disse que será, mas que pode ser".

A próxima reunião do governo para avaliar a questão está marcada para o dia 21 de julho.

Segundo o ministro, a ideia é adotar a mesma estratégia utilizada ao acionar usinas termelétricas para poupar os reservatórios de hidrelétricas. "O problema é que a demanda cresceu muito e a oferta (de etanol) não acompanhou", disse Lobão, em entrevista após participar de posse dos dois novos diretores da Agência Nacional do Petróleo (ANP), no Rio de Janeiro.

Pela regulamentação atual, o governo pode reduzir a mistura para até 18%.

Lobão defendeu o financiamento do governo federal aos usineiros, para que providenciem estocagem e expansão dos canaviais e aumentem a produção de etanol.

"O incentivo é feito de que maneira? Empréstimo com juro subsidiado, do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), basicamente. Todos os empresários são atendidos com financiamentos. Os que vão construir hidrelétricas têm, não são só os produtores de etanol, não", disse Lobão.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições