Governo barra importação de lápis de Taiwan

Governo barra importação de lápis de Taiwan

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:19

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou nesta terça-feira (6) que, após investigação, o governo decidiu barrar a importação de lápis de grafite preto, e lápis de cor de madeira, com diâmetro entre 7 e 8 milímetros, de Taiwan, por conta de falsa declaração de origem. A medida já foi publicada no "Diário Oficial da União".

A suspeita do governo é de que os lápis seriam fabricados, na realidade, na China, o que configuraria triangulação de importações. O mesmo já havia acontecido com ímas de ferrite , produto utilizado na fabricação de autofalantes, e que também lidou com empresas taiwanesas.

"O resultado da investigação concluiu que a empresa ‘Maslino Trading CO’ não conseguiu cumprir as condições estabelecidas pelo Brasil para os produtos serem considerados originários de Taipé Chinês (Taiwan). Com isso, as licenças de importação solicitadas pelos importadores brasileiros referentes a esta empresa serão indeferidas", infromou o MDIC.

A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Prazeres, informou que, sem as licenças de importação, os produtos sequer chegarão ao Brasil.

“A apuração de práticas ilegais de comércio exterior são foco crescente do trabalho do MDIC, conforme estabelecido no Plano Brasil Maior, e temos outras investigações desse tipo em andamento na Secex”, afirmou ela.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições