Grécia vota novo imposto, e manifestantes protestam nas ruas

Grécia vota novo imposto, e manifestantes protestam nas ruas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

Os parlamentares gregos devem aprovar um imposto altamente impopular sobre o setor imobiliário nesta terça-feira (27), abrindo caminho para o retorno de inspetores de seus concessores internacionais de crédito para liberar mais ajuda ao país.

A votação é um primeiro e importante teste para a capacidade do governo de levar adiante a nova série de medidas de austeridade anunciadas na semana passada para garantir ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e à União Europeia que Atenas merece o desembolso de sua próxima parcela do pacote de ajuda.

Manifestantes protestam contra medidas de austeridade do governo grego nesta terça-feira (27) (Foto: AFP)

"As decisões de 21 de julho são como uma Bíblia institucional para nós", disse o ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, enfatizando o compromisso de cumprir as metas do acordo de resgate. "Elas são as estruturas sobre as quais nos movemos."

Mas os cidadãos gregos estão irritados com mais medidas de austeridade. Motoristas de ônibus e condutores de metrô iniciaram uma greve contra as medidas, enquanto trabalhadores do setor tributário anunciaram uma paralisação de 48 horas. Os manifestantes prometeram aumentar os protestos.     Uma coluna de caminhões de lixo e trabalhadores municipais em motos seguia lentamente em frente ao Parlamento acionando as buzinas na Praça Syntagma, onde cerca de 100 pessoas ficaram feridas em confrontos entre manifestantes e policiais em junho.

Em outra parte da praça, centenas de ativistas carregando faixas que diziam "Sem novos cortes!" e gritando "Peguem seu resgate e vão embora!" marcharam no Ministério das Finanças, onde a policiais da tropa de choque fizeram um cordão quando Venizelos discursava.

Opinião pública

Cerca de 92% dos gregos acreditam que as medidas de austeridade não são justas, enquanto 72% acham que elas não vão funcionar, segundo pesquisa GPO transmitida pela televisão Mega na véspera. Vinte e três por cento disseram que não pagarão os novos impostos.

Cada vez mais impacientes com o ritmo lento de reformas, uma equipe 'troika' reunindo Fundo Monetário Internacional (FMI), União Europeia (UE) e Banco Central Europeu (BCE), deixou a Grécia e ameaçou cortar a ajuda ao país, fazendo com que Atenas divulgasse uma estratégia intensificada.

Depois de reuniões no final de semana entre Venizelos e autoridades em Washington, fontes próximas à troika disseram que a equipe retornaria na quarta-feira e retomaria os trabalhos de avaliação da situação fiscal grega para aprovar a última etapa da ajuda.

Venizelos e o primeiro-ministro grego, George Papandreou, enviariam uma carta de compromisso por escrito exigida pelos inspetores para mostrar que o governo está totalmente comprometido em atender suas obrigações e ele estava confiante que a Grécia receberia a ajuda.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições