Inadimplência recua 2,79% em março, informam CNDL/SPC

Inadimplência recua 2,79% em março, informam CNDL/SPC

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

A taxa de inadimplência recuou 2,79% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta quinta-feira, dia 8, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

A queda, segundo as instituições, é resultado da base de comparação, já que, no ano passado, a crise refletiu na confiança dos consumidores. "Temerosos em consumir e assumir prestações de longo prazo, eles priorizaram [no início de 2009] as compras à vista para aquisição de bens essenciais e de pequeno valor", diz documento divulgado pela CNDL e pelo SPC Brasil.

Na comparação com fevereiro deste ano, porém, houve um aumento de 11,68% na taxa de inadimplência. A CNDL informou que este resultado é influenciado pelo fato de fevereiro ter menos dias úteis do que março. "A base de de comparação é fraca, por apresentar menos dias úteis e comemorações de carnaval", avaliaram as entidades.

Dados da CNDL/SPC Brasil mostram ainda que a taxa de inadimplência diminuiu 2,91% nos três primeiros meses de 2010, contra igual período do ano passado. De acordo com a entidade, a tendência de expansão do crédito, influenciado pelo aumento do nível de rendimento real e queda do desemprego, influenciaram este resultado.

Consultas

As entidades informaram ainda que o número de consultas para compras a prazo e para pagamentos com cheques (indicador relacionado com o volume de vendas) subiu 8,93% em março deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Contra fevereiro deste ano, houve crescimento de 24,97% e, no primeiro trimestre, foi registrada uma expansão de 7,44%.

"As vendas estão melhorando. Temos mais renda, os juros foram mantidos. E a base de 2009 era mais fraca [por causa da crise financeira]. Uma coisa muito importante é a volta das classes C, D e E às compras. Isso é motivado, também, pelo aumento do salário mínimo", avaliou o presidente do SPC Brasil, Roberto Alfeu Pena Gomes.

Cancelamentos de registros

Os dados da CNDL/SPC mostram ainda que está havendo um aumento no cancelamento dos registros (de inadimplência) em todas as comparações. Contra março de 2009, houve uma elevação de 9,87% e, na comparação com fevereiro deste ano, foi registrado um aumento de 14,13%. Nos três primeiros meses deste ano, os cancelamentos subiram 7,42%.

"As pessoas estão conseguindo saldar as suas compras. O brasileiro conseguiu ter um pouco mais de emprego e tirar seu nome do SPC. Com isso, teremos mais pessoas comprando a prazo no futuro", informou Gomes.

Por: Alexandro Martello

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições