Índice de Preços ao Consumidor variou 0,13% no fechamento do mês.

Preços de roupas caem, e inflação em SP desacelera em julho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou 0,13% em julho. O número representa uma desaceleração em relação à terceira prévia do mês, quando apresentou 0,19%. Também significa uma desaceleração sobre o fechamento de junho, quando teve inflação de 0,23%. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (2) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O grupo habitação teve pequena aceleração. De uma inflação de 0,03% em junho, passou para 0,04% na terceira prévia de julho e fechou o mês com 0,09%. O grupo alimentação apresentou desaceleração. De uma inflação de 1,03% em junho, recuou para 0,95% na terceira parcial de julho e encerrou o levantamento mensal com 0,53% - mesmo assim, foi novamente o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para o IPC no período.
Por outro lado, transportes continuou no campo negativo. Porém, o subíndice saiu de uma deflação de 0,73% no mês de junho para uma deflação de 0,42% na terceira quadrissemana de julho e fechou o sétimo mês de 2012 com uma deflação de 0,36% - foi novamente o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para a inflação.

Já o item despesas pessoais apresentou inflação de 0,48% em junho, recuou para 0,22% na terceira prévia de julho e subiu para 0,33% neste fechamento mensal. O índice saúde teve a mesma característica. Depois de fechar junho com 0,57%, reduziu para 0,28% na terceira parcial de julho e avançou para 0,39% nesta pesquisa final.

O segmento vestuário continuou em aceleração no campo deflacionário. De uma inflação de 0,17% em junho, passou para uma deflação de 0,44% no terceiro levantamento de julho e agora fechou o mês com uma deflação de 0,63%. Por fim, o segmento educação passou de uma inflação de 0,11% em junho para 0,31% na terceira quadrissemana de julho, porcentual que foi mantido nesta prévia final.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições