Inflação em SP acelera em novembro, diz Fipe

Inflação em SP acelera em novembro, diz Fipe

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:19

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na capital paulista, apresentou variação de 0,60% em novembro, contra 0,39% no mês anterior, conforme divulgou, nesta sexta-feira (2) a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Houve estabilidade em relação ao terceiro levantamento de novembro, quando o índice também foi de 0,60%.

Os preços do grupo habitação mostraram queda no comparativo entre os dois meses: de 0,66% em outubro para 0,51% na terceira prévia de novembro e 0,41% no fechamento do mês passado. No grupo alimentação, os preços tiveram elevação, sendo o item que mais contribuiu para a inflação. Saíram de 0,53% em outubro para 0,74% no atual levantamento. Porém, houve ligeira baixa sobre a terceira quadrissemana de novembro, que foi de 0,80%.

Já o grupo transportes manteve a tendência de alta: de uma deflação de 0,12% em outubro, subiu para uma inflação de 0,13% na terceira semana de novembro e fechou o mês com 0,24%. No grupo despesas pessoais, os preços também continuaram em elevação. Passaram de 0,80% no fechamento de outubro para 1,27% na terceira leitura de novembro e 1,31% na leitura final do mês.

O grupo saúde apresentou ligeira alta: saiu de 0,30% em outubro para 0,36% no terceiro levantamento do mês passado, fechando novembro com 0,46%. Em Vestuário, a inflação seguiu em aceleração. De uma deflação de 0,72% no mês de outubro, avançou para 1,08% na terceira quadrissemana de novembro e fechou o ciclo com 1,36%.

Finalmente, em Educação, os preços seguiram estáveis - foi o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para o IPC. Em outubro, os preços apresentaram deflação de 0,02%. Teve ligeira subida para uma inflação de 0,04% na terceira leitura de novembro, mesmo porcentual de alta neste levantamento final.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições