Inovação será eixo de estímulo industrial, diz ministro

Inovação será eixo de estímulo industrial, diz ministro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

O governo vai lançar na segunda quinzena de julho um programa para estimular o setor industrial brasileiro. Segundo o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), o programa terá como eixo principal o estímulo à inovação para o aumento da competitividade da indústria nacional. O ministro participou nesta quarta-feira de audiência na Câmara dos Deputados.

"O eixo principal [do programa] é a inovação. O Brasil dificilmente conseguirá vencer a competição na área industrial com a China sem investir nisso", afirmou Pimentel.

De acordo com o Pimentel, esse programa poderá fazer com que o Brasil deixe de ter as commodities como principal produto de exportação e passe a vender produtos industrializados para o exterior. Atualmente cerca de 50% da pauta de exportações brasileiras é de mercadorias básicas.

"Precisamos trocar a lógica das commodities. Nós temos uma certa tradição histórica de ser exportador de commodities. O Brasil sempre será um grande produtor de recursos naturais, mas nós podemos equilibrar mais. Ter uma pauta de exportação de produtos industrializados mais volumosa", afirmou o ministro.

O ministro informou ainda que esse programa de incentivo à indústria deve contemplar um conjunto de medidas nas áreas fiscal e tributária.

Entre as medidas que devem estar incluídas no plano está a desonerações da folha de pagamento, zerar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) pago na compra de bens de capital e a recuperação imediata do PIS/Cofins pagos por quem adquire máquinas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições