Juros das operações de crédito crescem em dezembro, diz Anefac

Juros das operações de crédito crescem em dezembro, diz Anefac

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

As taxas de juros das operações de crédito voltaram a crescer no mês de dezembro na comparação com novembro, de acordo com a pesquisa de juros da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Pessoa física

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou elevação de 0,05 ponto percentual no período (1,23 ponto percentual no ano), alta de 0,74% no mês (1,04% em 12 meses), e passou de 6,74% ao mês (118,74% ao ano) em novembro de 2010 para 6,79% ao mês (119,97% ao ano) em dezembro. Essa é a maior taxa de juros média para pessoa física desde julho de 2010.

De acordo com a pesquisa, as únicas taxas para pessoa física que não tiveram aumento no período foram a do cartão de crédito rotativo, que manteve inalterada a taxa de juros média no mês, e a do cheque especial, que foi reduzida em dezembro. As demais tiveram alta, por isso a elevação da taxa média geral.

Pessoa jurídica

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou alta de 0,01 ponto percentual em dezembro (0,18 ponto percentual em 12 meses), aumento de 0,26% (0,32% em um ano), e passou de 3,79% ao mês (56,27% ao ano) em novembro para 3,80% ao mês (56,45% ao ano) em dezembro. Nesse caso, é a maior taxa de juros média desde agosto de 2010.

Das três linhas de crédito pesquisadas para empresas, duas tiveram as taxas de juros reduzidas (capital de giro e conta garantida) e a de desconto de duplicatas foi elevada.

Motivo das altas

De acordo com Miguel José Ribeiro de Oliviera, vice-presidente da entidade, as altas podem ser atribuídas a pelo menos três fatores. Dois deles foram introduzidos pelo governo no dia 3 de dezembro: a elevação dos depósitos compulsórios promovida pelo Banco Central e a majoração do requerimento de capital para as operações de crédito a pessoas físicas com prazos superiores a 24 meses (fator de ponderação de risco). O outro motivo e a provável elevação da taxa básica de juros (Selic) por conta da elevação dos índices de inflação, diz o especialista.

Taxa de juros x Selic

De janeiro a dezembro de 2010, a taxa básica de juros (Selic) cresceu 2,00 pontos percentuais (elevação de 22,86%), de 8,75% ao ano em janeiro para 10,75% ao ano em dezembro, diz a entidade.

No período, a taxa de juros média para pessoa física apresentou redução de 1,99 pontos percentuais (queda de 1,63%), de 121,96% ao ano em janeiro para 119,97% ao ano em dezembro.

Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve elevação de 0,36 ponto percentual (elevação de 0,64%), de 56,27% ao ano em janeiro para 56,45% ao ano em dezembro, diz a Anefac.

De acordo com Miguel de Oliveira, tendo em vista medidas do Banco Central do dia 3 de dezembro e a provável elevação da taxa básica de juros (Selic) por conta da elevação dos índices de inflação, as taxas de juros das operações de crédito deverão ser elevadas nos próximos meses.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições