Levantamento mostra números do desmatamento no cerrado

Levantamento mostra números do desmatamento no cerrado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:27

                                  O Ministério do Meio Ambiente divulgou em Brasília números sobre o desmatamento das áreas de cerrado. A ministra Izabella Teixeira mostrou como está o desmatamento do cerrado pelo último levantamento, feito até o final de 2010.

O cerrado corresponde a uma área com 2,039 milhões de quilômetros quadrados. Hoje, 48,5% desse total está desmatado. A retirada da mata de 2009 para 2010 foi de 6,5 mil quilômetros quadrados e mais da metade está localizada nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

“Em alguns estados o desmatamento está acontecendo no cerrado em áreas secundarias, áreas que já fora degradadas no passado, área que estavam em regeneração e que agora estão sendo objeto de supressão de vegetação”, diz a ministra.

Apesar do crescimento da área total desmatada, a ministra considerou os dados positivos porque o ritmo de destruição vem caindo a cada ano. “Menos da metade do que foi detectado em 2002/2008 e cinco pontos abaixo do que foi no período 2009/2010. As forças do desmatamento são as mesmas, quer dizer, essencialmente agropecuária, carvão vegetal e um processo de urbanização. As causas da diminuição nós ainda não sabemos. Nós temos que qualificar essa informação daquilo que é legal e ilegal”, completa a Izabella.

O Ministério do Meio Ambiente também mostrou a situação das queimadas nas unidades de conservação federais. A Floresta Nacional de Brasília é a área mais crítica em todo o país. Vinte e cinco por cento dos 9,3 mil hectares já foram destruídos pelo fogo.

Segundo dados do ministério, as queimadas atingem 11 unidades de conservação no país.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições