MENU

Levantamento mostra números do desmatamento no cerrado

Levantamento mostra números do desmatamento no cerrado

Atualizado: Quarta-feira, 14 Setembro de 2011 as 9

                                  O Ministério do Meio Ambiente divulgou em Brasília números sobre o desmatamento das áreas de cerrado. A ministra Izabella Teixeira mostrou como está o desmatamento do cerrado pelo último levantamento, feito até o final de 2010.

O cerrado corresponde a uma área com 2,039 milhões de quilômetros quadrados. Hoje, 48,5% desse total está desmatado. A retirada da mata de 2009 para 2010 foi de 6,5 mil quilômetros quadrados e mais da metade está localizada nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

“Em alguns estados o desmatamento está acontecendo no cerrado em áreas secundarias, áreas que já fora degradadas no passado, área que estavam em regeneração e que agora estão sendo objeto de supressão de vegetação”, diz a ministra.

Apesar do crescimento da área total desmatada, a ministra considerou os dados positivos porque o ritmo de destruição vem caindo a cada ano. “Menos da metade do que foi detectado em 2002/2008 e cinco pontos abaixo do que foi no período 2009/2010. As forças do desmatamento são as mesmas, quer dizer, essencialmente agropecuária, carvão vegetal e um processo de urbanização. As causas da diminuição nós ainda não sabemos. Nós temos que qualificar essa informação daquilo que é legal e ilegal”, completa a Izabella.

O Ministério do Meio Ambiente também mostrou a situação das queimadas nas unidades de conservação federais. A Floresta Nacional de Brasília é a área mais crítica em todo o país. Vinte e cinco por cento dos 9,3 mil hectares já foram destruídos pelo fogo.

Segundo dados do ministério, as queimadas atingem 11 unidades de conservação no país.        

veja também