Líderes da UE adiam fórum para finalizar estratégia de crise

Líderes da UE adiam fórum para finalizar estratégia de crise

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:24

Líderes da União Europeia vão adiar um fórum planejado para a próxima segunda-feira em quase uma semana, a fim de ganhar tempo para entrar em acordo sobre uma estratégia de crise para lidar com a fraqueza dos bancos e com a Grécia, disse o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

O adiamento de 17 para 23 de outubro foi anunciado nesta segunda-feira 910) um dia após a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmarem que vão apresentar medidas para estabilizar a zona do euro até o fim do mês, sem darem detalhes.   Esse plano ainda precisa ser trabalhado junto com outros países da zona do euro, e autoridades afirmam que Berlim e Paris têm divergências sobre como recapitalizar bancos.

"Esse tempo vai permitir a finalização da nossa estratégia abrangente sobre a crise de dívida soberana da zona do euro cobrindo uma série de questões inter-relacionadas", explicou Van Rompuy, que vai comandar o encontro de líderes da UE, bem como a reunião de chefes de Estado e governos da zona do euro.

"Mais elementos são necessários para lidar com a situação na Grécia, a recapitalização dos bancos, e a melhora da eficiência das ferramentas de estabilização (o fundo de resgate EFSF)", disse Van Rompuy, cujo cargo agora envolve discutir um compromisso entre os países sobre um pacote.

O adiamento também significa que os líderes saberão se a Grécia está qualificada para receber a próxima parcela de ajuda dentro do programa de resgate existente, para salvar o país de um calote em escala total nas suas dívidas.

Isso será determinado pelos inspetores da 'troika' -- Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu -- que vêm avaliando se a Grécia se manteve nas metas de cortar gastos, vender ativos estatais e reformar sua economia. O relatório da troika, já atrasado, deve ser divulgado em breve.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições