Lula promete projeto para preservar royalties de estados do pré-sal

Lula promete projeto para preservar royalties de estados do pré-sal

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (21), no Rio de Janeiro, que os estados produtores de petróleo continuarão ganhando mais royalties dos recursos obtidos do pré-sal. Ele reafirmou o veto às alterações aprovadas no Congresso e disse que vai encaminhar, ainda esta semana, um projeto restituindo o acordo com os estados produtores. Lula também disse que vetará um possível corte de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em discussão no Congresso.

O anúncio foi feito em entrevista após visita ao Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. “Todo mundo sabe que eu tenho um compromisso porque tenho um acordo, firmado com a presença da presidenta Dilma [Rousseff], quando ela era ministra, do governador Sérgio Cabral [do Rio de Janeiro], do Paulo Hartung [governador do Espírito Santo], do governador de São Paulo [José Serra], com o líder do PMDB que foi o relator da matéria. Portanto, vou vetar e vou mandar para o Congresso o projeto de lei restituindo o acordo que firmamos naquele período”, disse Lula. "Nós queremos que todos os estados ganhem com o petróleo, mas que os estados produtores ganhem um pouco mais. É a compensação que eu acho que os estados produtores merecem", afirmou.   Corte no Orçamento

O presidente também anunciou que vai usar o seu poder de veto para não permitir que o orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) seja reduzido em 2011. De acordo com O Globo, o texto da relatora-geral do Orçamento, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), prevê corte de R$ 3,3 bilhões nas verbas do PAC. No começo do mês, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a dizer que o ajuste fiscal previsto para 2011 irá "alterar o ritmo de ingresso de novos investimentos" no PAC. "Está sendo negociado, vamos esperar o Orçamento ser aprovado", disse o presidente.

“Posso te dizer: não vão cortar dinheiro do PAC. O compromisso da companheira Dilma Rousseff é pelo desenvolvimento desse país. Ela foi a gestora do PAC [quando era ministra-chefe da Casa Civil], portanto ela trabalhou como ninguém para o PAC dar certo. Tenho certeza de que ela vai gastar cada centavo do PAC”, disse.

Cerveja na Rocinha

Durante o discurso, Lula lamentou não ter podido estar presente na entrega das 144 casas na Rocinha, Zona Sul do Rio, nesta terça, mas garantiu que vai à comunidade para tomar uma cerveja. "Já fui à Rocinha diversas vezes, não sei se já estará pacificada, mas prometo voltar para tomar uma cerveja com os moradores", disse, animado.

Em sua última entrevista no Rio como presidente, ele afirmou estar satisfeito: “Saio com a consciência tranquila. Não fizemos tudo, mas fizemos mais do que muitos fizeram”.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições