Mantega prevê aumento de até 14% para o mínimo em 2012

Mantega prevê aumento de até 14% para o mínimo em 2012

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

O salário mínimo poderá ter aumento "de 13% ou 14%" em 2012, disse nesta teça-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele "aumento do salário mínimo não é inflacionário" e "tem sido absorvido pela economia" neste e em governos anteriores.

De acordo com Mantega, ano que vem, o salário deverá incorporar o ganho real do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, uma vez que este ano teve a influência do PIB negativo de 2009, por causa da crise financeira internacional. O ministro, no entanto, destacou que é preciso ter cuidado para manter o equilíbrio das contas da Previdência no longo prazo. "Temos que ter cuidado com a Previdência, mas o déficit previdenciário está diminuindo"', disse.

Ao encerrar audiência de quatro horas na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o ministro comentou que o excesso de dólares que entra no país deriva do excesso de liquidez no mercado internacional.

Ele mencionou medidas que o governo tem adotado para minimizar a valorização do real, como a taxação com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

"Nenhuma medida está descartada. Em matéria de câmbio usaremos as medidas que forem necessárias. Os mercados são muito criativos. Você fecha uma porta, eles acham outra. Mas temos respondido, sim, fechando portas", disse ele aos parlamentares.

Durante a audiência,   Mantega afirmou que que o governo vai utilizar "todas as armas" para impedir a volta da inflação . “Posso garantir que não voltaremos às taxas de inflação do passado", disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições