Ministra argentina ataca medida do MDIC sobre veículos

Ministra argentina ataca medida do MDIC sobre veículos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

BUENOS AIRES - A ministra de Indústria da Argentina, Débora Giorgi, afirmou no início da noite que a decisão do governo brasileiro de aplicar licenças não automáticas para importação de automóveis e autopeças afeta 50% do comércio entre os dois países. Em nota distribuída à imprensa, Giorgi disse que "o Ministério de Desenvolvimento e Indústria do Brasil está atuando de forma intempestiva e sem aviso, afetando, assim, 50% do total do comércio bilateral".

Giorgi afirmou que tomou conhecimento da medida brasileira pelo setor privado automobilístico argentino e recordou que, em fevereiro, quando a Argentina passou a exigir licenças não automáticas para 200 novos produtos, "informou seu par brasileiro 10 dias antes do anúncio oficial e a medida entrou em vigor 30 dias depois". A ministra argentina ressaltou também que "as medidas tomadas pelo ministério brasileiro repercutem sobre um setor, como a cadeia automobilística e de autopeças, na qual a Argentina tem um déficit crescente".

Somente no primeiro trimestre de 2011, segundo Giorgi, o déficit argentino no setor foi de US$ 1 bilhão - o dobro do valor verificado no mesmo período do ano passado. A ministra afirmou que "esse tipo de comportamento atenta contra o diálogo natural dos dois sócios majoritários do Mercosul e, fundamentalmente, afeta o compromisso que assumiram as duas presidentes (Dilma Rousseff e Cristina Kirchner) de equilibrar a balança comercial bilateral e conseguir uma industrialização harmônica entre ambos os países".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições