Ministro quer 'cuidado' na discussão sobre Orçamento de 2012

Ministro quer 'cuidado' na discussão sobre Orçamento de 2012

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

O ministro Gilberto Carvalho.

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

  O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou nesta quinta-feira (13) que é preciso ter “cuidado” na discussão do orçamento de 2012 no Congresso. “Tem que ter cuidado para ver até que ponto este orçamento vai se realizar. Qualquer referência ao orçamento do ano que vem tem que ser muito cuidadosa, respeitando a posição do Legislativo.”

Carvalho se referiu ao aumento da estimativa de arrecadação de receita para 2012 divulgado nesta terça (11) pelo relator da proposta do orçamento no Congresso, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO). Gurgacz reestimou a previsão de receita líquida para o orçamento com acréscimo de R$ 25,6 bilhões. Ele argumentou que as receitas primárias previstas no projeto de lei orçamentária para 2012 estavam estimadas “abaixo de seu potencial de arrecadação”.   “Estamos muito cautelosos em vista da crise internacional que tem repercussão sobre o Brasil e cujo destino é muito difícil qualquer pessoa ter um vaticínio muito preciso neste momento”, afirmou o ministro.

Questionado sobre um possível contingenciamento do orçamento em 2012, Carvalho afirmou que “é importante a gente não fazer previsões dada essa insegurança no cenário internacional, agora, na matemática, as contas são as contas, se você tem arrecadação, você realiza, se você não tem, infelizmente você tem que fazer cortes, discutindo com o Congresso e a sociedade”.

Carvalho participou da abertura do Segundo Fórum Interconselhos: Devolutiva e Participação Social no Monitoramento do PPA (Plano Plurianual) 2012-2015, nesta quinta.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições