Montadoras chinesas preveem crescimento menor nas vendas

Montadoras chinesas preveem crescimento menor nas vendas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

O crescimento das vendas de carros na China continuará estagnado no próximo ano por causa da ausência de incentivos e do aperto no crédito, o que aumenta a pressão para cortes de preços e melhora de serviços de pós-venda, disseram nesta segunda-feira (21) executivos da indústria e analistas.

A China, o maior mercado automotivo do mundo, deve ver a demanda por carros crescer entre 3 e 10% em 2012, ante 5 a 6% este ano e os 33% de 2010, afirmaram executivos em um salão de automóvel em Guangzhou.

Apesar de as montadores continuarem com uma previsão otimista a longo prazo, como mostraram projetos de expansão anunciados nos últimos anos, as expectativas a curto prazo não são tão promissoras por causa das incertezas sobre a economia mundial.

"O mercado automotivo chinês está bem difícil neste ano. Você pode ver isso nos números de janeiro a outubro", declarou o presidente da Guangzhou Automobile, Zeng Qinghong, parceira da Toyota, Honda e Nissan.

As vendas de carro na China subiram apenas 1,4% em outubro, o que fez o acumulado nos 10 primeiros meses cair para 5,9% diante do fim dos subsídios do governo para carros pequenos e do aumento de critérios para elegibilidade de incentivos relacionados à economia de combustível.

As vendas de carros no país devem subir cerca de 6% neste ano e quase o mesmo em 2012, segundo Zeng.

"As vendas serão afetadas por medidas do governo, incluindo menores empréstimos pelos bancos. Podemos sentir isso. Crédito e financiamento também estão menores", acrescentou.

"A briga por preços, que já aconteceu neste ano, continuará a ser vista como um meio de esvaziar os pátios", disse o estrategista-chefe, da First Shanghai Securities, Linus Yip.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições