Na Irlanda, oposição vai apresentar moção de não confiança no governo

Na Irlanda, oposição vai apresentar moção de não confiança no governo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

O partido Sinn Fein, que faz oposição ao governo da Irlanda, afirmou nesta terça-feira (23) ter finalizado uma proposta de moção de não confiança contra o primeiro-ministro Brian Cowen.

'Este Dail (Parlamento) deveria ter sido dissolvido pelo Taoiseach (primeiro-ministro) na noite passada. Brian Cowen não tem mais o apoio da maioria no Dail. Ele deveria agora levar a questão para avaliação e permitir o voto sobre a moção de não-confiança que foi apresentada por quatro deputados do Sinn Fein', assinalou o partido em um comunicado.

Cowen resistiu na véspera aos pedidos dos oposicionistas para  antecipação de eleições e disse que só iria convocar um pleito no ano que vem, assim que  o pacote de ajuda financeira da União Europeia e do FMI ao país for aprovado pelo Parlamento.

"É minha intenção, quando concluir o processo orçamentário com a promulgação da legislação no próximo ano, buscar a dissolução do Parlamento e permitir ao povo determinar quem ele quer que assuma a responsabilidade do governo no exigente período que temos pela frente", disse diante do Parlamento.

Cowen descartou pedir demissão já e convocar eleições antecipadas imediatamente, e disse que só fará isso provavelmente no início de 2011, depois que o Parlamento aprovar a implementação do pacote, que deve ser apresentado aos legisladores em dezembro.

As pressões oposicionistas ocorreram um dia depois de o governo de Cowen, do partido Fianna Fail, ter anunciado que o país vai pedir uma discutida ajuda financeira à União Europeia e ao FMI, por conta da grave crise econômica que atravessa.

Analistas acreditam que tanto o Fine Gael como os trabalhistas possam integrar um novo governo após as novas eleições.

Também na segunda-feira, o Partido Verde, sócio minoritário na coalizão de governo, já havia pedido eleições gerais antecipadas para janeiro de 2011. O pedido foi feito pelo presidente do partido, John Gormley, que também é ministro do Meio Ambiente. Ele afirmou que os cidadãos se sentem "enganados e traídos".

O governo do primeiro-ministro Brian Cowen dispõe atualmente de uma frágil maioria de três cadeiras na Câmara de Deputados, contando com seis representantes do Partido Verde.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições